terça-feira, 28 de novembro de 2006

A centralidade do Culto a Deus - Parte I

A CENTRALIDADE DO CULTO A DEUS
Salmo 96

Propósito:
Mostrar que independente do numero de Igrejas evangélicas no Brasil, a Centralidade do culto a Deus tem sido prejudicada por doutrinas errôneas às Escrituras, onde o fim principal da Igreja tem sido afetada e prejudicada com grande variação.
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos temos atravessado no nosso pais um grande crescimento do numero de evangélicos, igrejas evangélicas das mais variadas denominações, dos mais variados tipos de doutrinas.
Infelizmente o que encontramos em tal crescimento é uma insatisfação de algum membro, o que ocasiona a fundar uma igreja moldada segundo aquilo que o agrada.
Mais diante de tal crescimento no numero de evangélicos no Brasil, surge uma pergunta que nos faz refletir, será que Deus tem sido cultuado da forma que o agrada, será que ele tem sido o centro de tais Igrejas, será que os cultos sido centrado em uma experiência centrada na adoração a Deus, da forma que o agrada.
Para nós crentes confessionais, existe um principio conhecido como Soli Deo Gloria - "A Deus somente, a glória", ou a exclusividade do serviço e da adoração a Deus. Somente o Senhor é digno de Nosso louvor, de nossa adoração. E como crentes reformados devemos defender tal principio diante de mundo tão centrado em si, em seus interresses e centrado seu próprio ego, no culto ao homem e suas mais variadas experiências emocionais que vão muito além daquilo que temos nas Escrituras.
Exposição do Texto
Neste salmo encontramos o rei Davi fazendo um convite para que todos os povos e tribos, rendam louvor e honrar Exclusiva a Deus.
Provavelmente tal texto esteja ligado ao texto que encontramos em I Crônicas 16.23-33, onde O rei Davi traz a arca da aliança do Senhor para Jerusalém.
Dentro de tal texto podemos destacar que:
1) O culto a Deus deve nos levar a contemplar (reconhecer) Sua Gloria.
Algumas vezes, é triste dizer isto mas o que encontramos em alguns, são secções de terapias intensivas, onde a experiência emocional é mais valiosa do a verdadeira experiência com a Palavra de Deus. Em alguns culto existe um emocionalismo desenfreado, sem qualquer embasamento da razão e pior que isso sem qualquer principio bíblico.
Muitas vezes quando ligamos nosso radio ou televisão, ficamos a assistir o culto ao homens e sua proezas. Um culto onde a adoração e glorificação a Deus tem ficado em segundo plano.
O salmista no verso 6, expõem a nós que gloria e majestade estão diante dele, o que Davi é que diante do Senhor não existe nada que possa se colocar e ser colocado no grau de paridade.
Devemos a cada dia, em cada instante de nossas vidas levar tal convite aos homens, transmitido assim a gloria de Deus e convidando os povos a ofertarem a mais genuína adoração a ele.
Em Atos 17 a partir dos verso 24 a 29, Paulo está expondo aos atenienses, quem é o verdadeiro Deus, ele parte de um principio que até aquele momento eles, estavam na escuridão, em densas trevas de dominante idolatria. Se observamos no verso 4 e 5 do Salmo 96, o Salmista vai dizer que Deus esta acima de todos os deuses.
Diante disto é devemos convocar nosso rebanho, nossos amados irmãos e todos os povos a centrarem seus olhos somente em Deus, o adorando e exaltado Deus em sua formosa, grandiosa, majestade, A Igreja Precisa aprender a adorar a Deus, e nos devemos anunciar isto aos povos.

Nenhum comentário: